Como funciona o serviço de atendimento à comunidade educativa?   

Atualmente, o serviço de Biblioteca Escolar funciona em todas as bibliotecas do Agrupamento através de um horário de atendimento específico, na ESMAX  e na FREI; nas restantes escolas, contactando o professor coordenador da escolas. Consulte BIBLIOTECAS no menu.

Ainda assim, é possível contactar a biblioteca ou proceder à reserva de materiais através do formulário CONTACTO/RESERVAS.

​            

Qual o tempo de resposta aos Contactos/Reservas?

O tempo médio de resposta é de 24 a 48 horas. 
 
Que tipo de apoio é disponibilizado pela biblioteca?

A biblioteca escolar apoia o funcionamento das atividades curriculares e formativas: promovendo o desenvolvimento das literacias da leitura, da informação e dos media; disponibilizando recursos e ferramentas de apoio às atividades letivas; facultando formação e apoio na utilização de recursos e ferramentas digitais; orientando a pesquisa de informação e a seleção de recursos; auxiliando a realização de atividades livres em articulação com os docentes e as famílias. 
 

Qual o horário de funcionamento das BE do Agrupamento de Escolas de Maximinos?

Para saber os pormenores, consulte BIBLIOTECAS no menu. 

Os encarregados de educação e as pessoas da comunidade podem requisitar livros nas BE? 
Todos os livros existentes nas BE destinados a empréstimo domiciliário podem ser requisitados por encarregados de educação e pela comunidade local. Para tal basta criar uma ficha de leitor na BE. 


Posso fazer o empréstimo de um livro de outra biblioteca escolar para além das do Agrupamento de Escolas de Maximinos?

Sim. As bibliotecas escolares, a Biblioteca Municipal de Braga e a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva fazem parte de uma rede concelhia de bibliotecas (RBB). Todas contribuem para a existência de um catálogo coletivo. Isso significa que os recursos podem ser geridos de forma integrada, permitindo que as BE do Agrupamento de Escolas de Maximinos possam pedir emprestados livros de outra BE para disponibilizar aos seus utilizadores. 
 
O meu filho é aluno de uma escola do agrupamento. Ele pode requisitar livros para mim ou tenho que ir eu à BE? 
Os alunos podem requisitar livros para a família. Para que isso seja possível basta que o aluno tenha os dados que são pedidos na ficha de utente: o nome do familiar, a data de nascimento, o nº de CC, a morada, o telefone ou email.
 
Para saber os recursos documentais que as Bibliotecas Escolares do Agrupamento têm, tenho que me deslocar à escola sede ou ao Centro Escolar? 
Não. O catálogo está disponível online e pode ser consultado de qualquer lugar onde exista ligação à internet. O endereço é:

 http://braga.bibliotecasescolares.net/opac/Default.aspx?ContentAreaControl=ChooseDatabase.ascx
 
O que acontece aos alunos que têm livros para entregar se a BE está fechada nas interrupções letivas?

Enquanto a BE está fechada, os alunos devem ficar com os livros. A devolução será feita quando a Biblioteca reabrir. 

Como posso aprender a trabalhar com aplicações/ ferramentas web? 
A Biblioteca disponibiliza um conjunto de instruções para aprender a trabalhar com diferentes ferramentas no menu Recursos>Tutoriais da página eletrónica da BE (https://bibliotecaaemaximi.wixsite.com/biblioaemaximinos/guioes)

Posso jogar online ou ver filmes na biblioteca?

Se a biblioteca não estiver a ser utilizada por uma turma, a fazer trabalho de pesquisa ou a ter formação de utilizadores, os alunos podem ver filmes e jogar online, desde que usem auscultadores próprios. 


Posso utilizar a área de computadores/área multimédia? 
Sim, essas áreas são utilizadas numa base de o primeiro a chegar é o primeiro a ser servido, a não ser que tenham sido reservadas com antecedência mínima de 24 horas.  
 

Consulte o guião de utilizador para informações pormenorizadas. 

guiao.jpg